Thursday 27 December 2007

A morte de Benazir Bhutto - Paquistão mais longe da democracia

Benazir Bhutto acabou de morrer num atentado bombista!

Esta mulher, antiga primeira ministra do Paquistão era a esperança numa democracia não extremista. Era a pessoa que podia fazer frente ao cada vez mais despotico General Musharaff, actualmente no poder, que se vinha a mostrar como uma alternativa credivel e de futuro para este país.

Odiada por islamitas pelas suas ligações ao "ocidente", morre hoje num atentado bombista e com um tiro no pescoço que confirma a morte da democracia neste país.

Este pode ser o ponto de viragem para este pais, que pode mergulhar na necessidade de manter General Musharaff no poder ou, pior, na emergencia do poder dos islamitas.

Esta potencia nuclear fica assim mais perto das maos de extremistas islamicos ou da manutenção do poder do general Musharaff.

6 comments:

super vanda said...

e conseguiram...

Pedro Ramos said...

infelizmente sim, é triste!

Anonymous said...

e infelizmente não é única!
mas somos nós, os ocidentais os primeiros responsáveis por esse perigo!!

as transformações no planeta estão a acelarar a caminho de uma harmonia, porque as leis são sempre as mesmas e como tal temo-nos que preparar para enfrentar o que aí vem e desde já começar a construir o novo mundo.

um bom ano Ramos!!!

Antonio Gomes said...

O novo mundo, hum? Mas como? Gostava de saber mais sobre isso.

E ja agora Anlundo, as leis serem as mesmas em mais do que um Estado ou Nacao e mau?

O facto de hoje em dia podermos circular, na EU sem fronteiras e mau?

O facto de la por passares uma fronteira politica, os teus direitos e deveres serem os mesmos independentemente de onde vens e mau?

O facto de haver legislacao que impede que empresas fujam aos impostos, tao necessarios para construir as chamadas infraestruturas socias de um pais, apenas por jogarem com as leis de diferentes jurisdicoes e mau?

O facto de haver um mandato de captura europeu unico que impede a fuga de criminosos a justica la por passarem a fronteira e mau?

E ja agora que culpa e que eu tenho de no Paquistao nao se respeitarem os direitos humanos? Devo interferir na soberania de um pais ao bom velho estilo colonialismo?

Palavras como novo, renovacao ou criticas ao actual estado do mundo sao inspiradoras. MAs sem substancia ou reflexao sao como as laranjas espremidas: Sumo?!? NADA...

Anonymous said...

um mundo novo.
o modelo da democracia ocidental está ferido de morte. porque se observarmos um pouco, vemos que não é a vontade do povo que está representada na classe dirigente.
a qualidade da vida tem decrescido, a pobreza aumentado, a distribuiçao da riqueza completada disparatada.
assistimos a um desequilibrio brutal quer a nivel local quer global.

como qualquer queda de civilização, à morte desta sucederá outra. esse sim será uma nova ordem. aliás A. Tofler veio recentemente dizer isso mesmo, por outras palavras.

quando me referi às leis universais não estava a falar das leis dos homens, porque essas são muito fraquinhas. mas respondendo a sua questão digo-lhe que se estava a referir-se à União europeia é mais um exemplo de que isso nao funciona. A UE existirá e regulará até ao limite da vontade de um país. o projecto politico da UE falhou. e só agora é que começaram os escandalos!!! se olharmos para a qualidade dos lideres mundiais é fácil ver
como isto está completamente caduco.

circular por vários paises não é mau. mas isso acontece na uniao europeia e em mais lado nenhum. acontece em Africa em paises inventados por nós.

mas quais direitos? se os direitos dos cidadaos de um pais são desrespeitados porque é que o dos estrangeiros há-de ser? o problema é estrutural! as instiutuições ditas democráticas não respeitam os cidadaos porque a lógica implementada não é essa.
A ONU não funciona. Guerra do Iraque -completamente ignorada! com o orçamento para 2008 vai conseguir alimentar metade da populaçao que alimentava!! Porque? porque os preços dos cereais aumentou brutalmente!! porque? por causa o chamado biocombustiveis! esta é a logica!!!! onde é que estão os direitos e deveres? tem possibilidade de continuar por mto tempo? não!

mandato de captura internacional!!! sim boa medida. não acha estranho só apanharem meia duzia de pessoas? e todos zé ninguens? quantos guatanamos existem? com a permissao de muitos paises ditos democraticos??
não acha estranho com tanta policia desaparecm milhares de crianças na europa sem deixar rasto??? porque é que não houve interesse em investigar o caso do Ze Pedro???

Paquistão. eu não estou acusá-lo de nada!!! mas quem é que inventou o Paquistão? onde é que a insdustria vai arranjar mao de obra barata?
quem é que sustenta o general? quem é que faz a guerra no afegnistao? no Iraque? quem diz Paquistao, diz Angola. e não são recebidos cá como pessoas importantes? também me posso perguntar : o que é que eu tenho a ver com Angola? se morrem ou não de fome? o mundo ocidental desenvolveu-se à custa de paises terceiros. o nosso bem estar é devido em grande parte à desgraça dos outros.
não devemos interferir no paquistao. tudo bem. entao tb não intervenham na servia, em timor, no quenia, etc... por mim tudo bem. mas vamos arranjar um criterio!!!

o mundo novo é construido pela sociedade civil. o movimento civico, e o interesse em desenvolvimento humano e cultural é o que vai vingar. as novas religiõs também. não é por acaso que surgem ideias como o micro crédito, o comercio justo. não é por acaso que o banco alimentar tem cada vez mais apoio. não é por acaso que os poderes instituidos estão preocupados com o terrorismo (porque não o controlam). não é por acaso que um Obama tem um sucesso inesperado. não é por acaso que a orquestra de nova iorque vai a coreia do norte tocar temas de autores americanos. não é por acaso que se teme uma revolta no mexico por causa da fome. tudo está a mudar. e muito rapidamente!!! e o sistema actual está a cair. olhe para o nosso país: 3 pilares da soceidade: SAUDE EDUCAÇAO JUSTIÇA - num estado lastimável!

bem isto deve estar uma grande trapalhada. eh!

Antonio Gomes said...
This comment has been removed by the author.